top of page
  • sitedegoretti

Vereadora Goretti Queiroz presta contas do mandato

A divulgação foi realizada através de suas redes sociais.


A vereadora Goretti Queiroz (PSB), divulgou, nesta segunda-feira (18), uma prestação de contas do seu primeiro ano de mandato. Desde que assumiu o cargo de vereadora da cidade do Recife, em fevereiro do ano passado, a parlamentar vem divulgando os números do seu trabalho nas suas redes sociais.


Com sete leis sancionadas em apenas 15 meses de mandato, Goretti Queiroz afirma que o trabalho vem sendo feito de forma transparente e com a participação da população. “Venho realizando um trabalho em conjunto com o povo. Por isso, prezo pela transparência e divulgação das minhas conquistas. Em apenas um ano e três meses de trabalho tenho 270 requerimentos elaborados, 26 projetos de lei em execução e sete leis sancionadas pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Algumas delas com grande repercussão na mídia como a Lei Mayara, que controla a venda de ácidos a pessoas físicas e jurídicas na capital pernambucana”, informou.


Com a causa animal e ambiental como principal bandeira de seu mandato, a vereadora destaca a atuação da sua equipe no controle populacional dos animais. “Com o apoio de clínicas parceiras, já conseguimos castrar mais de 1956 animais. Esse número só foi possível graças ao apoio que venho tendo de veterinários parceiros que me ajudam com as esterilizações”, disse.

Além das cirurgias, Goretti também destacou o número de consultas realizadas por sua equipe. “Até o momento, já conseguimos realizar 1280 atendimentos nos animais da capital pernambucana. A grande maioria deles foram realizados no meu programa de mandato “Meu Bairro É o Bicho”, que no ano passado chegou a cinco bairros do Recife”.


A vereadora também falou sobre sua emenda parlamentar, que antes da pandemia seria destinada para a compra de um raio-x digital para o Hospital Veterinário do Recife (HVR). “Tinha destinado o valor total da minha emenda para a compra de um raio-x para o hospital veterinário, como também para transformar o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) em um centro de esterilização, porém foi preciso realocar a verba para o combate ao coronavírus. Então, vamos aguardar essa crise na saúde cessar para que possamos ir em busca do apoio da prefeitura para realizar essas ações”, explicou.


Outra conquista de mandato foi a realização de um curso de capacitação sobre a causa animal para professores da Rede Municipal de Ensino, uma iniciativa inédita no Recife, com Elizabeth Mac Gregor, presidente do Fórum Nacional de Proteção Animal. Além do lançamento do projeto Clarice vai à Escola pelo Bem-Estar Animal, que visa levar educação animal para os alunos da rede municipal de ensino.


Outro ponto forte nesse período foi um decreto executivo, proibindo fogos com estampido nos eventos realizados pela prefeitura, que ficou de ser assinado pelo prefeito Geraldo Júlio, ainda este ano. Além de dezoito programas e ações permanentes que foram lançadas na Câmara Municipal, entre eles o “Meu Bairro é o Bicho’, que leva atendimento veterinário e humano para moradores dos bairros da capital pernambucana e o “Cuidando de Quem Cuida”, que leva ações sociais para a população.


Goretti Queiroz também falou sobre um pedido feito à PCR, através da secretaria de Governo e Seda, para a criação de um novo espaço físico para resgate e quarentena dos animais apreendidos.


“Precisamos de um novo local com veterinários e profissionais capacitados para receber os animais abandonados e dar o tratamento necessário a eles para posterior adoção”, disse.


Em relação aos cavalos, logo que assumiu o mandato, a vereadora - única parlamentar do Estado que faz resgate de animais de grande porte, esteve reunida com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, solicitando a fiscalização das vias proibidas de circulação de carroças, com as câmeras de monitoramento e o posterior cadastramento e, futuramente, a apreensão do animal e carroça, além do pagamento de multa como estabelece a Lei.


PROJETO SOS CAVALOS E TRAÇÃO ANIMAL


Criado em 2015, o projeto já retirou mais de 60 cavalos das ruas.

No ano passado, o SOS Cavalos trouxe para a capital pernambucana a ONG World Vets, para a realização de procedimentos clínico, dentário e casqueamento nos equinos de carroça. Foram 13 veterinários norte-americanos e de outros países, voluntários da World Vets e Fundação Brigitte Bardot, que dedicaram quatro dias para atendimento a 200 animais.


Em 2018, também foi realizada ajuda técnica para a confecção do mandato de injunção, na parte referente ao direito dos animais, por solicitação do MPPE, que foi encaminhado ao Tribunal de Justiça para o cumprimento da lei de tração n 17.918/13.


No final do ano passado, foram realizados vários contatos com a Secretaria de Defesa Social (SDS), junto ao secretário Antônio de Pádua, para alertá-lo sobre a atenção que deve ser dada à segurança, tráfico de drogas, alcoolismo e trabalho infantil, além do abuso e maus tratos aos animais, todos crimes previstos em Lei.


A SDS nos encaminhou a relação dos nomes de policiais para participar da frente de trabalho para cumprimento da LEI de tração, frente essa que eu sugeri para dar celeridade às decisões finais para proibição das carroças nas ruas.


PROGRAMAS DE MANDATO


1- Reunião do Mandato Coletivo Animal. Para discutir propostas do nosso mandato.


2- Patrulha Animal - ações educativas em denúncias de maus tratos.


3- Programa Meu Bairro É o Bicho (feito bimensalmente com atendimento humano e animal) já atuamos no Alto do Mandu, nova descoberta, Chão de Estrelas e Macaxeira.


4- Ação Animal atendimento veterinário gratuito nos bairros, 2 vezes por semana, incluindo as ações:


5- Carona AUmiga;


6- Farmácia Solidária;


7- mutirão de castração


08- eventos de adoção animal, em parceria com o projeto @prefirobicho.


09- o programa CUIDANDO DE QUEM CUIDA- Ações de saúde os para humanos.


10- Lançamento dos selos Empresa Amiga dos Animais


11- Empresa Amiga da Sustentabilidade.


12-Instalação das câmeras de segurança na Praça dos gatinhos.


13-Programa Câmara Verde (reciclagem na Câmara Municipal do Recife).


14 - Programa Meu Lixo Salva Animais (ensinando PROTETORES a reciclar para gerar RENDA)


15- Programa Fiscal Animal

- Curso Formação de Oficiais da Proteção Animal (Para PROTETORES. (Com ênfase no direito dos animais, cuidados nos resgates, zoonoses e como utilizar bem a mídia)


16- Programa Educação É o Bicho (educação sobre animais nas escolas públicas).


17- Programa SOS CAVALOS que trouxe a ONG americana World Vets, com apoio da Fundação Brigitte Bardot, para atendimento clínico a 200 cavalos de carroça.


18- Circuito dos Mercados


19 - Projeto Barriguinha Cheia - Projeto que visa alimentar os animais abandonados com as sobras das panelas do Restaurante Popular Josué de Castro, da Prefeitura do Recife, além da distribuição de comedouros e bebedouros em vários pontos do Recife


LEIS SANCIONADAS


PLO 162/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / (LEI Nº 18.646/19)

INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O “DIA DE UMA ÁRVORE NA CALÇADA”.


PLO 132/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / (LEI Nº 18.637/19)

INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O “DIA DO CATADOR”.


PLO 109/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / LEI Nº 18.607/19)

DENOMINAR-SE-Á “GRAÇA ARAÚJO” A PRÓXIMA CICLOVIA A SER INAUGURADA NO MUNICÍPIO DO RECIFE.


PLO 84/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / (LEI Nº 18.627/19)

ESTABELECE O CONTROLE NA COMERCIALIZAÇÃO DE ÁCIDOS A PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS NOS ESTABELECIMENTOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


PLO 37/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / (LEI Nº 18.610/19)

INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DO RECIFE A SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE A AUTOMUTILAÇÃO, A SER REALIZADA ANUALMENTE.


PLO 24/2019 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA / ( LEI Nº 18.612/19)

INSTITUI A “SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA” NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE RECIFE.


PLO 310/20- (LEI, a de Nº 18.715/2020) institui a “Semana de Proteção Animal" a ser realizada na primeira semana de outubro.

EM VOTAÇÃO


PLO 310/19 (LEI Nº 18.721/2020) – PROÍBE A UTILIZAÇÃO DE CÃES DE GUARDA SEM A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA A IMÓVEL E TERRENO DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RECIFE.


PLO 110/2019 (LEI Nº 18.718/2020) - INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O "DIA MUNICIPAL DO PROFISSIONAL DA IMPRENSA ESPORTIVA".


PLO 28/2020 (LEI Nº 18.732/2020) – INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNÍCPIO DI RECIFE O “DIA MUNICIPAL DO CUIDADOR”, A SER COMEMORADO NO DIA 03 DE ABRIL.


PLO 12/2020 (18.731/2020) – INSTITUI O MÊS JANEIRO BRANCO DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO E À MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DO RECIFE.

��R���

64 visualizações0 comentário
bottom of page