top of page
  • sitedegoretti

Recife ganha lei de conscientização à saúde mental

O “Janeiro Branco” será dedicado a ações educativas para a difusão da saúde mental na cidade.


O prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) sancionou, essa semana, a lei de número 18.731/2020, que cria o “Janeiro Branco”, mês dedicado à conscientização e à mobilização da sociedade em favor da saúde mental. O projeto é de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PSB) e estava tramitando, desde o início do ano, na Câmara Municipal do Recife.


Goretti Queiroz fala sobre a importância da lei. “Fui procurada no início, deste ano, pelo comitê jurídico do Grupo Mulheres do Brasil no Recife, formado por Lucina Pimentel, Karla Dantas e Roseana Franco, para colocar em pauta essa lei. No encontro, reafirmei o meu compromisso junto à todas para avançar na luta pelas mulheres e criar leis para o benefício de toda a população recifense. A legislação irá ajudar muitas pessoas que precisam de apoio psicológico e buscam equilíbrio existencial”, disse a vereadora.


O objetivo do “Janeiro Branco” é promover a reflexão da saúde mental, principalmente diante dos casos de depressão, ansiedade, fobia e pânico. Goretti Queiroz lembra que a sanção da lei ocorreu em meio a uma pandemia que acabou acelerando os casos de pessoas que sofrem de depressão e de crises de ansiedade. “Fiquei muito feliz de ter essa lei sancionada durante a pandemia que o mundo está vivendo. Sabemos que existe uma grande quantidade de casos de pessoas com doenças mentais e crises de ansiedade que ficaram prejudicadas com o confinamento a que foram expostas nessa quarentena. A aprovação da lei nos mostra a importância de trabalhar, cada vez mais, a saúde mental como um todo. Além de incentivar as pessoas de olharem mais para si”, destacou.


Essa foi a 11ª lei sancionada da vereadora Goretti Queiroz em apenas um ano e cinco meses de mandato.

29 visualizações0 comentário
bottom of page