Buscar
  • Fernanda Durão

Projeto de Lei institui Dia do Profissional de Imprensa Esportiva no Recife

Data será celebrada no dia do aniversário de Luiz Cavalcanti.


Os profissionais de imprensa esportiva receberam uma homenagem, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal do Recife, quando, por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 110/2019, que institui o dia 19 de agosto como o Dia Municipal do Profissional da Imprensa Esportiva. A iniciativa é da vereadora Goretti Queiroz (PSC), que escolheu a data por se tratar do dia do aniversário do ex-presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP-PE), Luiz Cavalcanti, o “comentarista da palavra abalizada”.


A vereadora, que também é jornalista, acredita que os profissionais da imprensa esportiva precisam ser mais valorizados por todo o compromisso que têm com os torcedores. “Recebemos essa sugestão do radialista André Luiz e logo resolvemos implantar. Como jornalista eu sei da responsabilidade que é trabalhar com esporte. Em apenas um jogo milhares de pessoas estão conectadas ao rádio ou televisão. Por isso, presto essa homenagem a todos os cronistas esportivos, pois sei o quanto o trabalho deles exige seriedade e, principalmente, responsabilidade na veiculação das notícias”, disse.


Foto: Carlos Lima

O presidente da ACDP, André Luiz Cabral, falou sobre a aprovação do PL. “A data é importante porque lembra e marca o cronista esportivo do Recife na sua importância e com a sua história. Pernambuco tem títulos Sul-Americanos, títulos mundiais como o caso do hóquei do Sport Club do Recife, como outros pernambucanos campeões no futebol e no vôlei como o Pampa. Então, o esporte de uma forma geral está ligado diretamente ao Recife e a Pernambuco pela sua tradição”, disse.


“A importância de homenagear também um dos grandes nomes da crônica esportiva brasileira. O falecimento de Luiz Cavalcanti, no dia 03 de novembro de 2017, causou uma série de homenagens no país inteiro, pelo nome, pelo respeito e pelo cronista que ele foi. Luiz foi o primeiro cronista de Pernambuco a ser convidado pelo governo alemão para acompanhar uma Copa do Mundo. Então, a homenagem é importante porque marca o Dia Municipal do Cronista Esportivo e, fundamentalmente, homenageia o grande nome da crônica esportiva pernambucana”, destacou.


No dia 19 de agosto, às 10h, a Câmara Municipal do Recife irá realizar uma sessão solene em homenagem a todos os profissionais da imprensa esportiva do Recife. O evento é aberto ao público.


0 visualização

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE

(81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados