top of page
  • sitedegoretti

Goretti Queiroz pede esclarecimentos sobre envenenamento de animais no Mercado da Encruzilhada

Já há um estudo para a colocação de câmeras no local.


A vereadora Goretti Queiroz (PSB) denunciou a morte de mais de 15 gatos no Mercado da Encruzilhada, no Recife, na última semana. Os animais que costumam ser abandonados no local, foram vítimas de envenenamento. A parlamentar enviou um ofício à Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csubr), entidade que administra as feiras e mercados da cidade, e ao gestor do Mercado da Encruzilhada, Paulo Guerra, solicitando providências e o rápido esclarecimento dos fatos, além de ter pedido informações sobre as câmeras de segurança do local para identificação do ator dos assassinatos. Uma queixa também foi protocolada à Delegacia de Polícia e do Meio Ambiente (Depoma).


Esse não é o primeiro caso de envenenamento de animais no Recife. Os cães e gatos que vivem nas proximidades desses centros de compras, geralmente, sofrem com maus-tratos. Goretti Queiroz explica que no início do ano visitou o Mercado da Boa Vista, após denúncias de envenenamento no local. “Antes da pandemia, fiz uma visita aos gestores do mercado e também ao gestor da Csurb, Osório Peixoto, para pedir providências e fiscalização nos casos de maus-tratos aos animais. Já estava me programando para iniciar o “Circuito dos Mercados”, programa de mandato, que visa fazer visitas a esses centros para levar castração para os animais, além de cartilhas educativas para conscientizar os comerciantes e moradores das proximidades”, disse.

Foto: Divulgação

A vereadora ainda afirma que mortes de animais por envenenamento no Recife costumam acontecer com frequência. “Infelizmente esse não é o primeiro caso que acontece na capital. Ano passado, por exemplo, houve uma grande chacina com a morte de mais de 30 gatos em uma praça da cidade. Contratei, com dinheiro próprio, câmeras de segurança para tentar diminuir esses casos na localidade. De lá para cá, não soubemos mais de mortes como essas, mas esse trabalho de conscientização precisa se estender para todos os locais públicos onde há animais abandonados, além da instalação das câmeras de segurança".


Goretti Queiroz entrou em contato com o gestor do Mercado da Encruzilhada, Paulo Guerra, que informou que irá prestar esclarecimentos ao Depoma, na próxima segunda-feira. “Ele está disposto a colaborar com o caso e me informou que há um orçamento pronto para a colocação de câmeras no Mercado da Encruzilhada, mas que há um entrave junto aos permissionários que não querem custear a compra desses equipamentos. Então, eu me coloquei à disposição para discutir com a prefeitura do Recife a colocação das câmeras não só nesse mercado, mas em todos os centros públicos do Recife. Isso, inclusive, é uma questão de segurança pública. Ganham os animais e ganham as pessoas”, finalizou.


MAUS-TRATOS


De acordo com a Lei Federal Nº 9.605, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados configura-se crime com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

10 visualizações0 comentário
bottom of page