top of page
  • sitedegoretti

Causa animal marca presença em feira pet

Durante três dias a ativista da causa animal e ex-vereadora do Recife, Goretti Queiroz, esteve presente na PetNor, Feira de Negócios Pet do Norte Nordeste que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco. Além de apresentar tendências do mercado pet, a Feira foi importante para que ONGs, associações e projetos de defesa animal mostrassem a importância de políticas públicas para este segmento.


A Feira aconteceu do dia 30 de novembro a 02 de dezembro e foi uma oportunidade para que essas instituições pudessem vender produtos e arrecadar recursos para ajudar na manutenção de seus projetos, como a Ampavoz, que reverteu o valor arrecadado das vendas para a realização de castração. “ A iniciativa é uma forma de mostrar à sociedade a situação dos animais abandonados e cobrar do poder público ações estruturadoras para um problema social, de saúde e de segurança’, explica Goretti.


Segundo a Organização Mundial da Saúde são cerca de 30 milhões de animais abandonados, no Brasil, o que gera uma grave questão de saúde pública. “A causa animal vai além de cuidar de bichos, ela reflete na saúde pública e na segurança da sociedade, pois pesquisas do FBI mostram que quem maltrata animal é um potencial agressor de mulheres. Casos de atentados em escolas norte-americanas têm históricos de maus-tratos de animais”, alerta a ativista.


Um dos maiores problemas enfrentado pela causa animal é o abandono que é crime de maus-tratos pela legislação brasileira. As pessoas não têm noção do crime que cometem quando abandonam ninhadas de cães e gatos nas ruas, que quando sobrevivem, passam a sofrer todo tipo de sofrimento. “Além do crime há também falta de compaixão ao jogar animais em locais insalubres para que morram”, denuncia.


Uma das ações que podem ajudar na questão de abandono é a castração. Além do controle populacional, a esterilização traz outros benefícios para a saúde, como evitar doenças uterinas e ovarianas nas fêmeas, cistos, tumores e infecções, e diminui a incidência das neoplasias mamárias.


De acordo com Goretti, nos machos, a castração previne doenças testiculares e reduz problemas prostáticos. O procedimento também pode interferir no comportamento do animal, deixando-o mais dócil e reduzindo a marcação territorial.

Na imagem abaixo Goretti e o padre João Paulo


11 visualizações0 comentário
bottom of page