Buscar
  • Fernanda Durão

Vereadora Goretti Queiroz faz balanço de gestão

Foram 275 requerimentos elaborados, 13 leis sancionadas e 47 projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal.


Goretti Queiroz (PSB) realizou, nesta terça-feira (29), um balanço das suas atividades durante seus dois anos como vereadora da cidade do Recife. A parlamentar assumiu o cargo em fevereiro de 2019, após Wanderson Florêncio, na época vereador, vencer as eleições para deputado estadual. Durante seus 22 meses de mandato, Goretti conseguiu a sanção de 13 leis.


Tendo como principal bandeira de mandato a causa animal, conseguiu junto à atual gestão que o Réveillon do ano passado fosse realizado sem a presença de fogos com estampido, beneficiando os animais, crianças, autistas e idosos, assim como irá acontecer, este ano, por causa da pandemia do Covid-19.


A vereadora tem como destaque do seu trabalho a lei de N. 18.721, que proíbe a utilização de cães de aluguel locados por entidades da administração pública municipal. Um grande passo para coibir a exploração desses animais que são utilizados como vigias de imóveis.


No ano passado, Goretti Queiroz foi destaque na mídia pernambucana com a sanção da lei Mayara, que estabelece o controle na comercialização de ácidos à pessoas físicas e jurídicas nos estabelecimentos do Recife. A lei foi sancionada, após o assassinato da jovem Mayara, atacada com ácido por seu ex-companheiro. O caso ganhou repercussão nacional e reacendeu os debates sobre a violência doméstica em todo o país.


Pela causa animal, em parceira com clínicas veterinárias, a vereadora conseguiu realizar mais de três mil castrações de cães e gatos. Além disso, foi autora do projeto Barriguinha Cheia que levou sobra das panelas do Restaurante Popular do Recife para os animais abandonados durante a pandemia imposta pelo Covid-19.


Em maio do ano passado, Goretti Queiroz colocou, com recursos próprios, três câmeras de segurança na Praça dos Gatinhos, após a chacina de mais de 30 gatos. Este ano, Goretti aumentou a quantidade de câmeras no local garantindo, dessa forma, a segurança dos animais e das pessoas que circulam pela avenida.


Em parceria com empresas e clínicas veterinárias, Goretti Queiroz levou o programa “Meu Bairro É O Bicho” a vários bairros da capital pernambucana, levando consulta veterinária, atendimento clínico, vermifugação e vacinação para os animais, além de atendimento para a população com corte de cabelo, atendimento jurídico, aferição de pressão e medição de glicose.


Este ano, mesmo em meio a pandemia, a vereadora não parou o trabalho e realizou o resgate de mais de 30 cães de uma casa abandonada no centro do Recife. Os animais foram levados para o veterinário e receberam todo o tratamento necessário e, hoje, estão disponíveis para adoção.


Em outubro, Goretti recebeu o título de melhor vereadora da Causa Animal do Brasil, pela presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, de Brasília.


Durante seu mandato, conseguiu junto à atual gestão, através de requerimento enviado ao prefeito Geraldo Júlio, melhorias para o Hospital Veterinário, como a ampliação no número de linhas telefônicas para o agendamento das castrações e a marcação das cirurgias de forma digital. A vereadora também utilizou sua verba de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil reais para a para aquisição de uma máquina de Raio-X para o HVR, o recurso, porém, acabou sendo destinado para o combate ao Covid-19.


“Termino meu mandato com muito orgulho de todo o trabalho desenvolvido por mim e pela minha equipe. Conseguimos ajudar milhares de animais com cirurgias e consultas veterinárias. Criamos leis que beneficiaram a população como um todo e trouxeram conquistas para nossos animais. Estou muito feliz em ter podido fazer tanto em tão pouco tempo”, disse a vereadora.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo