Buscar
  • Fernanda Durão

Reitora da UFRPE recebe título de cidadã recifense

A iniciativa foi da vereadora Goretti Queiroz.


Nessa segunda-feira (02), a vereadora Goretti Queiroz concedeu o título de cidadã recifense a reitora à reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Maria José de Sena. Natural do Engenho Cajabussú, distrito do Cabo de Santo Agostinho, e filha de José Martins de Sena (in memoriam) e Brasilina Maria da Conceição Sena, Maria, como é carinhosamente chamada, tornou-se recifense de direito, após a solenidade realizada na Câmara Municipal do Recife.


Alunos, professores, familiares e amigos prestigiaram a solene que foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP). A vice-governadora do Estado, Luciana Santos e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, compuseram a mesa. Durante a sessão, o público foi agraciado com apresentações musicais do Coral da Universidade Rural de Pernambuco.


A vereadora Goretti Queiroz falou em seu discurso sobre a força e a garra da reitora. “Mulher guerreira, que se destaca por apresentar características que definem uma mulher de sucesso: determinação, foco, planejamento, coragem, superação, equilíbrio, visão de futuro, proatividade, humildade, doçura e sensibilidade”, disse.

Foto: Anderson Barros

Goretti Queiroz também falou sobre o espírito empreendedor de Maria José de Sena que, mesmo sendo de família humilde, sempre buscou o crescimento profissional através da educação. “O seu comprometimento com a educação pública e o seu compromisso com a sociedade brasileira elevou o conceito da UFRPE e fez a Instituição figurar entre as 20 melhores Universidades públicas do país, sendo a segunda mais bem avaliada no estado de Pernambuco e a quinta no Nordeste, na última avaliação do MEC. O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu a UFRPE por dois anos consecutivos (2018-2019) entre as instituições de ensino com melhor índice de governança e gestão pública do estado e entre as melhores do país. Na última avaliação do MEC, em dezembro de 2018, a UFRPE figura como a segunda universidade mais bem avaliada de Pernambuco, a 5ª do Nordeste e a 20ª entre as federais brasileiras, mostrando que sua gestão tem o respaldo da comunidade interna e dos órgãos de controles externos. Esses resultados confirmam o grau de comprometimento e responsabilidade da professora Maria frente à instituição em um trabalho que traz resultados imensuráveis para o desenvolvimento da sociedade pernambucana e para o Brasil. Nossa salva de palmas para a mais nova cidadã recifense”.


Após o discurso da vereadora, Maria José Sena enfatizou o papel da educação na sociedade. “Muitos passam fome num país onde há um tempo era considerado um celeiro e a Universidade assume um papel fundamental para mudar esse cenário. As nossas universidades são ao maior patrimônio intelectual e precisam ser respeitadas. Estamos sendo colocados à prova. Se não fosse a UFRPE proporcionando oportunidades, certamente não estaria aqui hoje, recebendo esse Título, que é também da universidade”, disse.

Foto: Anderson Barros

A reitora também fez questão de falar sobre a sua escolha em exercer a medicina veterinária. Segundo ela, a área de saúde já estava em seu coração há algum tempo, mas que optou por veterinária, após acolher uma ovelha. “Um dia, uma ovelha estava sentindo dor no engenho porque a mãe tinha morrido e, naquele dia, compreendi o sentimento animal. Passados alguns dias, quando subi na porteira e chamei pelo nome dela, ela veio em direção a mim. A partir daquele momento decidi fazer Medicina Veterinária. As experiências com a roça e aprendendo com as pessoas de mãos rachadas do sol, deu-me coragem e ânimo para enveredar para o lado da educação onde eu acredito que é onde se mudam cenários e realidades. Ser professor não é fácil. É descobrir o que as pessoas estão sentindo também. Por trás dos alunos, existem famílias e dificuldades. Foi através da educação que minha vida mudou”.


A vice-governadora, Luciana Santos, frisou que Maria José de Sena é digna de receber todas as homenagens. “Ela é muito admirada em Pernambuco e no Brasil. Agora ela é cidadã de uma cidade libertária que tem a fibra de homens e mulheres que lutaram por justiça social. Não esqueço de Júlia Santiago, primeira vereadora da cidade, que se alfabetizou aos 12 anos já trabalhando numa fábrica têxtil, e que também, como Maria José, é filha de camponês. Em tempos de obscurantismo à educação, precisamos jogar luz para todos aqueles que acreditam que a educação é inclusão social. Como diria Ferreira Gullar: você é feita de ferro de fogo. Parabéns!”.


CURRÍCULO


Maria José Sena possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 1989; em Biologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989); Licenciatura em Ciências Agrárias pela UFRPE (1992) e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Escola de Veterinária da UFMG (2000). Atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Saúde Pública, principalmente nos temas qualidade de leite e derivados e segurança alimentar. Atualmente, é Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Reitora da mesma Universidade, estando no seu segundo mandato, aliás, foi a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFRPE, o que ocorreu quando a Universidade já contava com 100 anos.

2 visualizações

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE • (81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados