Buscar
  • Fernanda Durão

Reciclagem é tema de audiência pública na Câmara do Recife

Atualizado: 21 de Mai de 2019


Foto: Ivana Costa

A Câmara Municipal do Recife recebeu na quinta-feira (16), uma Audiência Pública sobre reciclagem. A iniciativa foi da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Representantes da Emlurb, da Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e CPRH, estiveram presentes no encontro.


Temas como o reaproveitamento do lixo, e o que está sendo feito pela prefeitura para estimular a reciclagem, foram debatidos no dia. Para Goretti Queiroz, a crescente produção de aparelhos eletrônicos e tecnológicos, bem como material plástico exige uma discussão séria sobre o assunto.


“O tema está cada vez mais atual. O lixo que produzimos, se reciclado da forma correta, gera muito dinheiro. O objetivo da audiência pública é estimular a reciclagem e gerar emprego e renda para a população. Além de contribuir com o meio ambiente que está cada vez mais desgastado”, disse.


Um levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation aponta que cerca de oito bilhões de toneladas do material são despejados nos mares todos os anos, o que equivale a um caminhão de lixo por minuto. Os números acendem um alerta para a população e deixa claro que, se nada for feito para impedir isso, em 2050, teremos mais plásticos do que peixe nos oceanos.


A vereadora acredita que a audiência pública serviu para estimular a Prefeitura do Recife a olhar com mais atenção a questão da reciclagem no município, além de estimular a criação de projetos de lei que visem contribuir para o meio ambiente.


No final do ano passado, Goretti Queiroz fez o lançamento do programa “Seu lixo salva animais”. A proposta tem a intenção de cumprir um compromisso, assinado em 2016, com o Movimento Lixo Zero. O objetivo é promover o sentido de preservação do meio ambiente e ser uma fonte de renda para a população, em particular, para os protetores de animais.


CÂMARA VERDE


Goretti Queiroz apresentou, durante a audiência pública, o Projeto de Lei “Câmara Verde”, que tem o objetivo de implantar a coleta seletiva, o reuso e a reciclagem dos resíduos coletados, bem como implementar política de redução do consumo de matérias descartáveis seguindo os preceitos do consumo sustentável.


De acordo com o PL, todos os setores da Câmara Municipal do Recife deverão realizar a coleta seletiva do seu lixo. Os resíduos coletados poderão ser destinados a cooperativas e empresas especializadas e outras instituições.

11 visualizações

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE • (81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados