Buscar
  • Fernanda Durão

Mais um animal é resgatado das ruas do Recife

O resgate foi realizado por intermédio da vereadora Goretti Queiroz.


Nessa quinta-feira (30), mais um animal de grande porte foi resgatado das ruas da capital pernambucana pelo Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA). O resgate aconteceu por intermédio da vereadora Goretti Queiroz (PL), que já havia tentando cuidar do cavalo há alguns meses, porém foi impedida pelo tutor.


Após receber uma ligação do CVA informando sobre o resgate do animal, Goretti Queiroz divulgou um agradecimento a equipe do Centro de Vigilância Ambiental (CVA).


O equino chegou ao CVA, na tarde dessa quinta-feira (30), e já está recebendo atendimento veterinário. “Agora ele está livre dos chicotes e sendo tratado para melhorar os ferimentos que tem por todo o corpo”, informou a parlamentar.

Foto: Divulgação
















LEI DE TRAÇÃO ANIMAL


No início do ano passado, a Prefeitura do Recife (PCR) regulamentou a Lei Municipal n° 17.918, mais conhecida como Lei de Tração Animal. Segundo o Decreto Municipal n° 32.121/19, a proibição da circulação de veículos de tração animal e a condução de animais com cargas será implementada gradualmente no prazo de dois anos. Durante esse período, as carroças só poderão circular em ruas com menor fluxo de veículos e somente em períodos determinados, fora dos horários de pico de trânsito.


Mesmo com o decreto publicado no Diario Oficial em fevereiro de 2019, ainda é comum que cavalos sejam feitos de transporte de carga. A vereadora explica que vem conversando com a prefeitura para que a lei seja cumprida.


“A população do Recife não aguenta mais ver tanto sofrimento. Tenho recebido muito apoio da prefeitura e acredito que vamos conseguir mudar esse quadro. Os animais precisam ser respeitados. A lei servirá também para ajudar os carroceiros que serão inseridos em cursos educacionais e profissionalizantes, visando a elevação do nível de escolaridade e a nova inserção no mercado de trabalho”, disse Goretti.


PROJETO SOS CAVALOS


Fundadora do Projeto SOS Cavalos, que já resgatou mais de 60 animais de grande porte das ruas, desde 2015, a vereadora Goretti Queiroz pretende criar um espaço para o encaminhamento desses animais para tratamento e depois adoção.


“Todo esse meu trabalho é feito de forma voluntária com a parceria de voluntários e clínicas veterinárias. Esses animais precisam de espaço, de tratamento veterinário e de boa alimentação. Desde que criei o projeto, tenho contado com uma rede de solidariedade e com a ajuda de veterinários para os primeiros socorros”, finalizou.

0 visualização

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE

(81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados