Buscar
  • Fernanda Durão

Goretti Queiroz concede Título de Cidadã Recifense à Luciane Nascimento

Presidente da FAOs recebeu emocionada a homenagem.

Nesta sexta-feira (30), a protetora e ativista da causa animal Luciane Nascimento recebeu o título de cidadã recifense na Câmara Municipal do Recife. Essa foi a primeira vez na história da Casa José de Mariano que uma protetora recebe o título. A reunião foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP). O diretor do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Jurandir Pires, o gerente geral da Secretaria Executiva de Direito dos Animais (SEDA-PE), Elielson Ernesto, e o Deputado Federal Daniel Coelho participaram da homenagem.

Luciane é carioca de nascimento, mas pernambucana de corpo, alma e coração. Se mudou para Recife ainda criança e aqui escreveu sua história em defesa dos animais. Em 2010, criou o projeto Patinhas, tendo como consequência a campanha “Carrocinha Nunca Mais” que deu origem a Lei Nº 14.139/2010, que veda a eliminação da vida de animais pelos órgãos municipais para controle populacional ou reprodutivo.


Foto: Ivana Costa

A empresária também participou do conselho gestor do CVA Recife e em 2017 fundou a Federação das ONGs de Proteção Animal de Pernambuco, filiada à Confederação Nacional das ONGs da causa animal. O objetivo era ganhar experiência e força para lutar por políticas públicas para os animais em todo o Brasil.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) falou sobre a homenagem. “Difícil subir aqui nessa tribuna e não me emocionar. Luciane é um verdadeiro anjo na vida dos animais. Eu tive a sorte de conhecê-la e de ver de perto a sua luta. Luciane é daquelas gratas surpresas que a vida nos apresenta e que bom que eu a conheci e que, hoje, presto essa homenagem para ela e, consequentemente, para todos os protetores da causa animal”, disse Goretti.


Foto: Ivana Costa

Luciane destacou que desde que chegou ao Recife pedia aos seus pais para não voltar para o Rio de Janeiro. Ela disse que nunca quis sair da terra do frevo. “Adotei uma cadelinha, depois Rafael que mudou minha vida e daí não parei mais. Aos poucos fui entendendo o que era política pública para animais e me engajei na luta e no movimento Carrocinha nunca mais, que deu origem à lei que impede a captura e morte dos animais”, disse.


A nova cidadã recifense destacou que tem um sonho e que acredita que um dia irá conseguir realizá-lo. “Sonho com o dia em que não haverá mais animais em sofrimento nas ruas”, finalizou.

8 visualizações

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE • (81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados