Buscar
  • Fernanda Durão

Educação animal será levada para as escolas do Recife

O projeto recebeu o nome “Clarice vai à escola pelo bem-estar animal” em homenagem à escritora Clarice Lispector, que possui vários livros publicados sobre animais.


A rede municipal de ensino contará, a partir desse semestre, com a inclusão do projeto “Clarice vai à escola pelo bem-estar animal”. O lançamento do programa aconteceu na última terça-feira (03), no auditório do Compaz Ariano Suassuna, e contou com a participação de dezenas de professores da rede municipal de ensino.


O projeto de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PL), junto à Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, vai levar educação animal para as crianças das escolas municipais, através do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL).


A inclusão do programa acontecerá nas bibliotecas das unidades educacionais da rede municipal, sob a coordenação dos professores. A iniciativa partiu da realidade de algumas escolas, onde aparecem animais abandonados que são acolhidos pela comunidade escolar. “Como sabemos que muitos colégios da capital acolhem animais abandonados, pensamos em fazer um trabalho dentro desses centros para levar educação animal para as crianças, formando, dessa forma, novas gerações conscientes e atentas para essa causa que tanto luto e defendo”, explicou a vereadora Goretti Queiroz.

Foto: Ivana Costa

O objetivo do projeto é construir um registro com diversas linguagens artísticas sobre os animais que vivem nas escolas sob a proteção da comunidade escolar. A vereadora lembrou que em 2017, foi implantado em Fernando de Noronha um projeto piloto denominado de “Estação Animal”, que formou 800 alunos das escolas públicas nos conceitos da causa animal, levando Pernambuco a sair na frente de outros estados com a realização do projeto.


“No Recife, serão dezenas de escolas formando novas gerações com respeito aos animais, com milhares de crianças aprendendo o respeito por todos os tipos de vida. Essa é mais uma vitória da causa animal e da Secretaria de Educação do município que sai na frente de outras cidades com a implantação do programa”, finalizou Goretti Queiroz.


CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL


Em setembro do ano passado, cerca de 300 professores e coordenadores da rede municipal de ensino do Recife receberam uma capacitação sobre Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA). O curso foi ministrado pela diretora de educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Elizabeth Macgregor. O programa capacitou educadores como multiplicadores do conceito ambiental e animal, com base na proposta pedagógica de respeito a todas as formas de vida.


9 visualizações

Câmara Municipal do Recife

Rua Princesa Isabel, 410 • Gabinete 04 • Boa Vista • 50050-450 • Reciife/PE • (81) 3301.1279

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

Vereadora Goretti Queiroz • Todos os direitos reservados